segunda-feira, 25 de agosto de 2014


Como fazer chantilly sem batedeira


chantilly2 F550x450 como fazer chantilly sem batedeira
Via Google Images
Para o passo a passo para a receita de chantilly, usualmente lança-se mão do eletrodoméstico batedeira para se bater o creme de leite. Entretanto, seja por ausência do aparelho ou por falta de destreza com ele, como fazer a receita do chantilly sem batedeira? Não se preocupe, pois há algumas outras opções para a preparação de seu chantilly. Para todas as situações, tenha em mãos 250ml de creme de leite fresco e gelado e 100 gramas de açúcar refinado.
Primeira opção: Chantilly de liquidificador:
Mediante a indisponibilidade da batedeira, use seu liquidificador ou seu processador de alimentos! Cuide para um congelamento prévio do creme de leite utilizado, colocando-o um dia antes na geladeira e mais trinta minutos em seu congelador. Coloque-o no copo do liquidificador e use a função pulsar de dez a quinze vezes. No caso do processador, ligue e desligue o aparelho essa mesma quantidade de vezes. Em seguida, acrescente os cem gramas do açúcar e deixe bater por menos de um minuto, até engrossar. Atenção: essa fórmula resulta em um chantilly com textura diferente da receita convencional, entretanto, é tão delicioso quanto. O que não se indica é utilizá-lo para confeitar bolos, já que o ponto não é igual ao preparado na batedeira. Coma-o com morangos, por exemplo!
chantilly F550x450 como fazer chantilly sem batedeira
Via Wikimedia Commons
Segunda opção: Chantilly de Fouet:
Mas o que é um fouet? Trata-se de um aparato da cozinha, com fios curvos e entrelaçados, utilizado na confecção de claras em neve e cremes em geral. Ideal para a ausência da batedeira. Geralmente, esse instrumento possui o formato cônico, são feitos de aço ou com fios siliconados para serem utilizados na própria panela ou recipiente equivalente, resistindo às temperaturas mais altas. Como não se trata de algo elétrico a sua lida é manual. Para se conseguir um resultado próximo da receita do chantilly com batedeira, tenha destreza e força nos braços. Faça movimentos circulares de cima para baixo sobre a mistura do creme de leite e o açúcar já despejados em uma vasilha adequada. Essa é uma alternativa mais trabalhosa do que a primeira, atente-se ao ponto da mistura e opte pelo creme de leite fresco o mais gelado possível, isso facilitará o seu esforço.
fouet como fazer chantilly sem batedeira
Via Flickr
Dicas para preparar seu chantilly:
Para sua receita ficar impecável, prefira o creme de leite fresco ao creme de leite industrializado, uma vez que esse contém uma baixa concentração de gordura e a impossibilidade de ser fervido sem talhar, pois são dois fatores que interferem no resultado da receita. 
Boa receita  e bom apetite!

6 comentários:

  1. adorei as dicas :) Só acho que vc poderia ser menos coloquial na sua redação. O blog fica mais acessível e o texto mais gostoso de ler.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Entendi. Tem palavras que posso substituir por outras mais fáceis. Obrigada!

      Excluir
  3. Vc foi ótima mim ajudou muito ñ sabia q podia fazer chantilly noliquidificador

    ResponderExcluir
  4. Queria uma dica para compra um fouet e q tenho uns maiores outro menores para usar no dia a dia qual seria melhor ? Desde ja agradeco.

    ResponderExcluir

Publicidade

Pesquisar este Blog

Google

Translate

Blog da Xanda

Blog da Xanda

Eu sou uma Home Chef

Eu sou uma Home Chef
Descubra se você é um(a) "Home-Chef" também clicando na foto!

Curta a Fan Page!

Tecnologia do Blogger.

@blogdaxanda Instagram

Novidades do Blog

Insira seu email:

Coloque seu e-mail e fique por dentro das novidades! FeedBurner

Arquivo do Blog

Postagens Populares

Seguidores

Minha Lista de Blogs

Total de Visualizações de Página

Parceiros

Receitas
Todas as receitas estão no Petitchef
Blog Saboroso no Receitas na Rede
Dicas e receitas Pra Cozinha
mytaste.pt

Calendário