sexta-feira, 4 de abril de 2014

Pudim de Leite com Calda de Caramelo

O pudim é uma sobremesa tradicional, simples de fazer e que sempre tem lugar reservado na mesa das famílias brasileiras. A receita feita com leite condensado é a mais famosa e, além de ser deliciosa, tem variações, podendo ser feita de pão, de tapioca, de chocolate, entre outros.
Se você está pensando em preparar um pudim, no post de hoje você encontra algumas dicas que podem fazer toda a diferença no resultado final de sua receita!

Furinhos no pudim
O que define se o pudim vai ou não ter furinhos não é o tempo que ele é batido no liquidificador, e sim a temperatura da água do banho-maria na qual o pudim é preparado.
Quem gosta de um pudim sem furinhos, deve prepará-lo em fogo médio (180°C) por cerca de 1 hora e 30 minutos e controlar para que a água do banho-maria não borbulhe. Já para quem prefere pudim bem furadinho, a água do banho-maria precisa borbulhar. Para isso acontecer, asse o pudim em uma temperatura mais alta (acima de 200ºC).
O segredo para saber se ele está assado é espetá-lo com uma faca. Não é necessário afundá-la até o final da forma, apenas a ponta. Se, ao retirar, a faca estiver limpa, significa que o pudim está pronto. Se ela sair com líquido ou creme, ele precisará ser assado um pouco mais.

Dica: não se baseie pela consistência do pudim para saber se ele está pronto. Como ele está aquecido, pode parecer mole e dar a impressão de que não assou, no entanto, ao esfriar, estará no ponto.
Pudins são bem tradicionais, por isso, se você tiver um segredinho de família, que tal compartilhá-lo com a gente?

Pudim de leite com calda de caramelo



Calda
1 xícara (chá) de açúcar

Pudim
1 lata de leite condensado
2 medidas (da lata) de leite
ovos
Calda:
Em uma panela de fundo largo, derreta o açúcar até ficar dourado. Junte meia xícara (chá) de água quente e mexa com uma colher de cabo longo. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar. Forre com a calda uma forma com furo central (19 cm de diâmetro) e reserve.

Pudim:
Em um liquidificador, bata os ingredientes e despeje na fôrma reservada. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180°C), em banho-maria, por cerca de 1 hora e 30 minutos. Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas. Desenforme e sirva a seguir.

DICAS:
- É essencial que o pudim seja preparado em banho-maria para que asse de forma lenta e controlada, para atingir a textura ideal.
- Para que o seu pudim não forme furinhos, verifique se a temperatura do forno está regulada conforme indicação da receita. Leve a forma ao forno na grade superior, longe da chama.

Bom Apetite! Amo pudim, humm... ;)
Beijãozão, »Xanda

0 comentários:

Publicidade

Pesquisar este Blog

Google

Translate

Blog da Xanda

Blog da Xanda

Eu sou uma Home Chef

Eu sou uma Home Chef
Descubra se você é um(a) "Home-Chef" também clicando na foto!

Curta a Fan Page!

Tecnologia do Blogger.

@blogdaxanda Instagram

Novidades do Blog

Insira seu email:

Coloque seu e-mail e fique por dentro das novidades! FeedBurner

Postagens Populares

Seguidores

Minha Lista de Blogs

Total de Visualizações de Página

Parceiros

Receitas
Todas as receitas estão no Petitchef
Blog Saboroso no Receitas na Rede
Dicas e receitas Pra Cozinha
mytaste.pt

Calendário