Dicas para seu filho comer bem
Algumas dicas interessantes para estimular que seu filho coma melhor.
1 - Misturar alimentos não é bater tudo junto em uma pasta sem cor nem gosto definido. É importante deixar a criança entrar em contato com sabores variados e aprender a diferenciá-los. Mesmo em uma sopa feita com vários legumes, escolha a cada vez um que será predominante, na cor e no sabor: cenoura, beterraba, mandioquinha etc.
2 - Incremente a massa da panqueca com espinafre, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Visualmente fica mais atrativo e mais saboroso.
3 - Inclua nas refeições comidas que a criança pode pegar com as mãos: cenoura baby, tomate-cereja, espiga de milho, hortaliças cortadas em palito entre outros. Isso ajuda a criança explorar formas e sabores diferentes, estimulando a criatividade.
4 - Não cozinhe demais os legumes. Quando estão crocantes, além de serem mais interessantes visualmente, porque mantêm a forma e as cores ficam mais vivas, eles são também muito mais saborosos.
5 - Brincar com a apresentação do prato não significa esconder algum tipo de alimento. Chuchu é chuchu, tomate é tomate, mesmo que eles sejam, por exemplo, apresentados em forma de flor.
6 - Nenhum alimento é insubstituível. Seu filho não come cenoura? Ofereça abóbora, mamão ou outros vegetais amarelos e alaranjados, e as fontes de vitamina A estão garantidas.
7 - Deixe seu filho participar do preparo da alimentação. Todas as crianças gostam de brincar. Fazer com que o preparo do prato se torne uma grande brincadeira pode ser bem interessante para que ele se anime com os alimentos.
8 – Deixe seu filho sentir o aroma de algumas ervas como o alecrim, tomilho, salsa, cebolinha... Assim você estimula o pequeno conhecer novos aromas e gostos.
Algumas receitinhas da Nutricionista Gabriela Kapim para fazer para a criançada!!!
Chips de Batata Baroa. Fácil, fácil!!!
Ingredientes:
2 batatas baroas médias
Azeite
Sal a gosto
OBS: As batatas baroas podem ser substituídas por batatas doces
Modo de preparo:
Lave bem as batatas baroas e descasque-as. Com a ajuda do descascador ou com uma faca pequena (de legumes) afiada, corte a baroa no sentido vertical, de modo a ter chips redondos e bem finos. Unte uma assadeira com um fio de azeite e disponha os chips lado a lado, nunca um em cima do outro para que dourem de forma uniforme. Ajustar o sal e asse por 20 minutos a 180ºC em forno pré-aquecido e, depois, por mais 5 minutos por 200ºC.
Bolinho de Arroz com Legumes
Ingredientes:
Arroz cozido – 300g
Ovos – 2 unidades
Farinha Integral – 100g
Abobrinha Ralada – 1 unidade média
Cenoura Ralada – 1 unidade grande
Beterraba Ralada – 1 unidade grande
Espinafre Refogado – ½ maço
Queijo Parmesão – 50g
Modo de Preparo:
Bater no liquidificador o arroz e os ovos por aproximadamente 2 minutos. Despejar esta mistura em um recipiente e acrescentar a farinha aos poucos, até obter consistência apenas menos amolecida, mas não densa. A partir desta mistura, acrescentar os legumes, fazendo então as bolinhas. Em assadeira untada com azeite, dispor as bolinhas e colocar para assar em forno pré-aquecido a 200ºC por 20 minutos.
Mas o importante mesmo é variar os legumes de acordo com a preferência e criatividade!!
Hambúrguer
Ingredientes:
Patinho (sem gordura) Moído - 500g
Cenoura Ralada – 1 unidade média
Cebola – 1 unidade média
Alho – 3 dentes
Cheiro Verde – a gosto
Sal - a gosto
Modo de Preparo:
Cortar a cebola em cubinhos e ralar a cenoura de forma que fique bem fina. Cortar o alho e o cheiro verde. Em um bowl juntar à carne todos os outros ingredientes. Por último, ajustar o sal e misturar tudo até que se forme uma massa homogênea. Modelar os hambúrgueres. Em uma frigideira anti aderente, selar primeiro os hambúrgueres dos dois lados e diminuir a temperatura, para que cozinhem por dentro também.
Sirva com tomate e alface se preferir!
Panqueca Colorida
Nutritiva, saudável e muito divertida. A criançada vai amar comer e fazer!!! Fácil, fácil...
Massa
½ xícara(s) de chá
farinha de trigo integral
½ xícara(s) de chá
farinha de trigo branca
1 xícara(s) de chá leite
1 ovo
1 pitada sal
Como se faz:
Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador até deixá-la em forma homogênea. Depois, para colorir, use um pedaço de cenoura (laranja) ou beterraba (rosa) ou algumas folhas de espinafre (verde) ou ainda um punhado de ervas variadas (verde) e bata junto à massa. Feito isso, aqueça uma frigideira pequena, unte com uma gota de azeite e espalhe com papel toalha. Despeje um pouco da massa e espalhe uniformemente na frigideira. Espere um pouco e depois a vire. Assim que virá-la, acrescente a mistura do recheio e feche a massa ao meio. Hora de deixá-la dourada dos dois lados, para depois acrescentar um pouco do recheio escolhido bem no canto. Enrole-a, colocando em seguida numa assadeira. Enfim, pronta para ser servida!
Como recheio, você pode usar carne moída, frango desfiado ou ricota temperada.
Fácil, não? Hora de fazer panqueca para seu filho!
Alimentação Equilibrada
A prisão de ventre aumenta a incidência de vários problemas de saúde, como câncer de intestino, diverticulite (inflamação da parede do intestino), hemorroidas e fístula anal. Além disso, quando o intestino não funciona direito, ocorre mal-estar, desconforto, a barriga fica dilatada e pode ficar dolorida.
Somente uma alimentação equilibrada, rica em fibras e à base de muita água pode estimular de forma natural o funcionamento do intestino. Confira dez alimentos que vão ajudar:
Mamão - É aconselhável ingerir mamão diariamente, pois ele possui enzimas que digerem proteínas, o que facilita a digestão, além de conter fibras.
Ameixa - Para quem sofre de prisão de ventre o recomentado é consumir cerca de cinco unidades de ameixas secas por dia. Podendo também hidratá-las e tomar na forma de suco.
Linhaça - A linhaça possui grande quantidade de fibras alimentares que podem ajudar a combater a prisão de ventre e diminuindo o risco de hemorroidas e diverticulite, além de contribuir para aumentar a sensação de saciedade.
Aveia - A aveia é um cereal altamente nutritivo, rico em fibra solúvel que auxilia no bom funcionamento do intestino e pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol no sangue.
Soja - Suas fibras ajudam no funcionamento do intestino e na redução dos níveis de glicose no sangue de diabéticos.
Iogurte - Eficiente por conter em sua composição os famosos lactobacilos, responsáveis por estimular a proliferação de bactérias benignas no intestino.
O teor de gordura do queijo cottage é um dos menores. Muitas pessoas tem o receio de consumí-los por dizerem que "não tem gosto". Para quem quer reduzir peso e baixar o colesterol, ele é uma ótima opção para substituir os queijos como mussarela, prato, minas padrão entre outros. Segue uma sugestão de pasta de cottage.
Pasta de Cottage.
Ingredientes:
1 queijo cottage
1 colher de sopa de azeite extra virgem
sal marinho integral a gosto
ervas frescas ou desidratadas a gosto ️
Misturar tudo com um garfo amassando o queijo. Você pode usar em sanduíches, torradas, panquecas e tapiocas. Bom apetite!
Bolo sem Farinha com BioMassa
250 g de biomassa de banana verde
5 ovos inteiros
5 colheres de sopa de açúcar demerara
5 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar
2 colheres de sopa de fermento em pó
5 ovos inteiros
5 colheres de sopa de açúcar demerara
5 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar
2 colheres de sopa de fermento em pó
Modo de preparo:
Separe os ingredientes, unte uma forma e aqueça o forno. Misture o açúcar demerara, o cacau e o fermento. No liquidificador, bata muito bem a biomassa de banana verde e ovos até obter uma mistura bem homogênea. Junte a mistura batida aos demais ingredientes. Misture bastante e coloque na forma. A massa tem o ponto mais consistente. Leve ao forno em temperatura média pelo tempo de 20 a 30 minutos.
Receita da BioMassa de Banana aqui!
Muito se tem falado sobre a Biomassa de Banana Verde ultimamente; diversas pessoas, por motivos de saúde ou simplesmente curiosidade, querem saber como preparar biomassa de banana verde em casa.
O QUE É ESSA TAL DE BIOMASSA DE BANANA VERDE?
Por Carla Serrano.
A biomassa de banana verde, tanto falada nesses últimos tempos de gastronomia saudável, é a polpa da banana bem verde, cozida e processada.
De forma didática e objetiva, a polpa da banana verde é rica em amido resistente, que possui benefícios similares aos da fibra alimentar, não sendo digerido e absorvido no intestino delgado, podendo assim, chegar ao intestino grosso. Um dos benefícios do amido resistente no intestino grosso é a diminuição da multiplicação das bactérias ruins, servindo como prebiótico para alimentar as boas bactérias, que são essenciais para uma função intestinal saudável.
Quando a banana verde é cozida, sua polpa perde o tanino, responsável pela adstringência na boca, ficando com sabor neutro.
Nas preparações culinárias, sua utilização é ampla e sua função principal é a de espessar. Pode ser utilizada como substituta para creme de leite, pequena parte da farinha em preparações de confeitaria e panificação, e também na produção de nhoque e patês.
Para preparar a biomassa de banana verde:
fotos e passo a passo produzidos pela chef Carla Serrano
A receita pode ser feita com qualquer tipo de banana verde.
Conservação:
Pode ser mantida na geladeira por cerca de 3 dias ou congelada por cerca de 3 meses.
Dicas:
Antes de congelar, porcione quantidades com tamanho adequado às preparações que pretende utilizar. Por exemplo: Em cubinhos de gelo para adicionar ao batimento de vitaminas e sucos ou conforme a sua preferência.
Curiosidade:
Quando a banana amadurece, o amido resistente é transformado em açúcares, por isso a banana (madura) é rica em carboidratos e é indicada como um ótimo alimento para ser consumido antes da prática de atividades físicas!
Brownie com Biomassa de Banana Verde
Chef Carla Serrano
Ingredientes:
60 ml de óleo de girassol
200g de Biomassa de Banana Verde
240g de ovos (cerca de 4 unidades)
80g de cacau em pó
140g de açúcar mascavo
200g de chocolate amargo derretido (sem glúten e sem laticínios)
100g de nozes picadas (ou castanhas-do-pará)
Preparo:
Na batedeira, bata todos os ingredientes, exceto as nozes, até obter uma massa homogênea.
Sem bater, adicione as nozes.
Despeje na fôrma forrada com papel-alumínio untado com óleo e asse no forno preaquecido (180°C) por cerca de 15 a 20 minutos.
O brownie estará pronto quando sentir cheirinho de bolo de chocolate no ambiente! As bordas estarão assadas e o centro ainda cremoso.
Desenforme depois de frio.
Ingredientes
· 1 copo de leite
· 2 colheres (sopa) de chocolate 70% cacau
· 1 colher (sopa) de farinha de maracujá
· ½ xícara (chá) de biomassa de banana verde
· Confeito para decorar (granulado, chocolate picado, coco ralado, lascas de amêndoas ou de castanha-do-Pará)
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes numa panela, exceto a biomassa. Mexendo sempre, mantenha a mistura em fogo médio até começar a soltar do fundo da panela. Acrescente a biomassa, misture e desligue a chama. Espere esfriar e leve ao congelador por aproximadamente três horas. Retire, faça bolinhas e passe no confeito para decorar.
Ingredientes
· 200g de peito de frango cozido
· Sal a gosto
· 10g de curry em pó
· ½ xícara de salsinha picada
· 1 beterraba ralada fino
· 1 cenoura ralada fino
· 1 abobrinha ralada fino
· 150g de milho verde congelado
· 1 maçã picadinha
Maionese de biomassa
· 1 xícara (chá) de biomassa de banana verde
· ½ xícara (chá) de azeite de oliva extravirgem
· Sal a gosto
Modo de preparo
Cozinhe o frango sem tempero e desfie. Tempere o frango desfiado com o sal, o curry e a salsinha. Junte os legumes, a maçã e, se desejar, o cranberry e misture.
Maionese
Bata no liquidificador a biomassa, o azeite e o sal até a mistura ficar homogênea. Reserve.
Montagem
Acrescente a maionese de biomassa o suficiente para dar liga ao salpicão. Sirva em seguida.
DOCE DE BANANA COM CACAU
Ingredientes
10 bananas nanicas ou prata
3 colheres de sopa de cacau
1 colher de chá de canela em pó
50 gramas de castanha do Brasil triturada
Preparo
Amassar as bananas com um garfo e colocar em uma panela em fogo baixo e ir mexendo até escurecer. Adicionar o cacau e a canela e continuar mexendo até desprender do fundo da panela.
Retirar do fogo, acrescentar a castanha e deixar esfriar.
Rendimento: 10 porções
Valor calórico por porção: 91 kcal
O cacau é fonte de compostos fenólicos, de ação antioxidantes, que atuam na prevenção de doenças cardiovasculares. Esses mesmos compostos atuam na prevenção contra cáries, uma vez que reduzem a produção de ácidos pelos micro-organismos causadores de cáries
Além disso, aumenta a produção de serotonina, substância responsável pelo bom humor, combatendo à ansiedade.
A castanha do Brasil é fonte de gorduras insaturadas que beneficiam a saúde do coração, além de rica em vitaminas e minerais antioxidantes e proteína.
BOLO DE BANANA COM AVEIA E CHIA
Ingredientes
3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo integral
3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
3/4 de xícara (chá) de flocos de aveia finos
1/3 de xícara (chá) de sementes de chia
3 bananas d’agua maduras amassadas
2 ovos
1/2 xícara (chá) de açúcar demerara
1/3 de xícara (chá) de óleo de canola
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
5 gotas de suco de limão
Preparo
Pré- aqueça o forno a 180°. Unte uma forma de pão e reserve.Em uma tigela grande misture a farinha, a aveia, o fermento e o sal. Em outra tigela misture as bananas amassadas, os ovos e óleo de canola. Junte o açúcar, a chia e o suco de limão misturando bem.Delicadamente junte a mistura úmida (banana, ovos, óleo, açúcar, chie a limão) na mistura seca (farinha, aveia, sal e fermento), misture levemente. Coloque a massa na forma de pão untada e leve ao forno por 30 minutos ou até ficar dourado. Deixe o pão esfriar completamente na assadeira, por cerca de 1 hora. Desenforme e, usando uma faca de pão serrilhada, corte o pão em fatias grossas. Arrume em uma travessa e sirva.
Rendimento: 16 fatias de aproximadamente 1cm de largura.
Informação nutricional:
Por porção (2 fatias): 200 calorias, 5g de proteína e 4g de fibras.
Ingredientes
10 bananas nanicas ou prata
3 colheres de sopa de cacau
1 colher de chá de canela em pó
50 gramas de castanha do Brasil triturada
Preparo
Amassar as bananas com um garfo e colocar em uma panela em fogo baixo e ir mexendo até escurecer. Adicionar o cacau e a canela e continuar mexendo até desprender do fundo da panela.
Retirar do fogo, acrescentar a castanha e deixar esfriar.
Rendimento: 10 porções
Valor calórico por porção: 91 kcal
O cacau é fonte de compostos fenólicos, de ação antioxidantes, que atuam na prevenção de doenças cardiovasculares. Esses mesmos compostos atuam na prevenção contra cáries, uma vez que reduzem a produção de ácidos pelos micro-organismos causadores de cáries
Além disso, aumenta a produção de serotonina, substância responsável pelo bom humor, combatendo à ansiedade.
A castanha do Brasil é fonte de gorduras insaturadas que beneficiam a saúde do coração, além de rica em vitaminas e minerais antioxidantes e proteína.
BOLO DE BANANA COM AVEIA E CHIA
3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo integral
3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
3/4 de xícara (chá) de flocos de aveia finos
1/3 de xícara (chá) de sementes de chia
3 bananas d’agua maduras amassadas
2 ovos
1/2 xícara (chá) de açúcar demerara
1/3 de xícara (chá) de óleo de canola
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
5 gotas de suco de limão
Preparo
Pré- aqueça o forno a 180°. Unte uma forma de pão e reserve.Em uma tigela grande misture a farinha, a aveia, o fermento e o sal. Em outra tigela misture as bananas amassadas, os ovos e óleo de canola. Junte o açúcar, a chia e o suco de limão misturando bem.Delicadamente junte a mistura úmida (banana, ovos, óleo, açúcar, chie a limão) na mistura seca (farinha, aveia, sal e fermento), misture levemente. Coloque a massa na forma de pão untada e leve ao forno por 30 minutos ou até ficar dourado. Deixe o pão esfriar completamente na assadeira, por cerca de 1 hora. Desenforme e, usando uma faca de pão serrilhada, corte o pão em fatias grossas. Arrume em uma travessa e sirva.
Rendimento: 16 fatias de aproximadamente 1cm de largura.
Informação nutricional:
Por porção (2 fatias): 200 calorias, 5g de proteína e 4g de fibras.
MACARRÃO INTEGRAL COM MOLHO DE BRÓCOLIS, ABOBRINHA E RICOTA
Ingredientes
400g de macarrão integral parafuso
1 xícara (chá) de brócolis, de preferência orgânico
1 xícara (chá) de abobrinha, de preferência orgânica
1 xícara (chá) de ricota fresca picada
½ xícara (chá) de água
3 tomates, de preferência orgânicos
1 cebola grande, de preferência orgânica
2 dentes de alho, de preferência orgânicos
1 colher (sopa) de óleo de coco extravirgem
Sal marinho a gosto
Preparo
Cozinhar o brócolis e a abobrinha até fica al dente. Reservar. Em uma panela aquecer o óleo de coco e refogar a cebola picada e o alho amassado. Adicionar os tomates picados sem sementes e o sal. Adicionar a água e deixar cozinhar. Adicionar o brócolis, a abobrinha e a ricota. Misturar bem. Reservar. Cozinhar a massa integral em uma panela grande com sal a gosto, até ficar al dente. Servir a massa e adicionar o molho.
Rendimento: 4 porções
Valor calórico por porção: 149 calorias
O macarrão integral é fonte de carboidratos que fornecem energia ao nosso organismo. Fonte de fibras auxilia na saciedade e na melhora do funcionamento intestinal.
BOLO DE LARANJA COM AVEIA
Massa
1 xícara (chá) de suco de laranja
½ xícara (chá) de açúcar mascavo
¼ de xícara (chá) de óleo de canola
Casca ralada de 2 laranjas
1 e ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
¾ de xícara (chá) de aveia em flocos finos
1 clara
Cobertura granulada
½ colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de baunilha
2 colheres (sopa) de castanha-do-pará picada
2 colheres (sopa) de aveia
Modo de preparo
Aqueça o forno em temperatura moderada (180ºC). Unte uma forma de bolo inglês de 22×10 cm. Misture o suco de laranja, o açúcar mascavo, o óleo e a casca de laranja ralada numa panela grande. Leve ao fogo e deixe levantar fervura, mexendo sempre. Retire do fogo e deixe esfriar.
Cobertura granulada: numa vasilha pequena, misture os ingredientes da cobertura granulada e reserve. Misture a farinha, o fermento e o bicarbonato. Passe a aveia pelo liquidificador ou processador para virar pó e junte à farinha. Quando a calda de laranja estiver fria, acrescente a clara e mexa bem. Junte a mistura de farinha e mexa. Não misture demais. Despeje a metade da massa na forma preparada. Polvilhe com a metade da cobertura, acrescente a massa restante e polvilhe com a cobertura restante. Leve ao forno por uns 50 minutos e asse até que, enfiando um palito, este saia limpo. Deixe esfriar na forma por 15 minutos. Desenforme e deixe esfriar completamente antes de cortar.
Rendimento: 12 porções
Valor calórico: 174 kcal por porção
A aveia é rica em um tipo especial de fibras, as betaglucanas, que são fermentadas no intestino e ajudam a regular a síntese de colesterol. Também diminuem a velocidade de absorção do açúcar e regularizam o trânsito intestinal.
BOLO DE CACAU COM CHIA SEM GLÚTEN
Massa
1 xícara (chá) de suco de laranja
½ xícara (chá) de açúcar mascavo
¼ de xícara (chá) de óleo de canola
Casca ralada de 2 laranjas
1 e ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
¾ de xícara (chá) de aveia em flocos finos
1 clara
Cobertura granulada
½ colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de baunilha
2 colheres (sopa) de castanha-do-pará picada
2 colheres (sopa) de aveia
Modo de preparo
Aqueça o forno em temperatura moderada (180ºC). Unte uma forma de bolo inglês de 22×10 cm. Misture o suco de laranja, o açúcar mascavo, o óleo e a casca de laranja ralada numa panela grande. Leve ao fogo e deixe levantar fervura, mexendo sempre. Retire do fogo e deixe esfriar.
Cobertura granulada: numa vasilha pequena, misture os ingredientes da cobertura granulada e reserve. Misture a farinha, o fermento e o bicarbonato. Passe a aveia pelo liquidificador ou processador para virar pó e junte à farinha. Quando a calda de laranja estiver fria, acrescente a clara e mexa bem. Junte a mistura de farinha e mexa. Não misture demais. Despeje a metade da massa na forma preparada. Polvilhe com a metade da cobertura, acrescente a massa restante e polvilhe com a cobertura restante. Leve ao forno por uns 50 minutos e asse até que, enfiando um palito, este saia limpo. Deixe esfriar na forma por 15 minutos. Desenforme e deixe esfriar completamente antes de cortar.
Rendimento: 12 porções
Valor calórico: 174 kcal por porção
A aveia é rica em um tipo especial de fibras, as betaglucanas, que são fermentadas no intestino e ajudam a regular a síntese de colesterol. Também diminuem a velocidade de absorção do açúcar e regularizam o trânsito intestinal.
BOLO DE CACAU COM CHIA SEM GLÚTEN
Ingredientes:
3 ovos, de preferência orgânicos
1 e ½ xícaras de chá de farinha de arroz
1 xícara de chá de fécula de batata
1/2 xícara de chá de cacau em pó
1 xícara de chá de açúcar mascavo
½ xícara chá de óleo de coco
½ xícara de chá de óleo de canola
1 xícara de chá de água quente
3 colheres de sopa de semente de chia
2 colheres sopa de fermento em pó
Modo de Preparo:
Preaquecer o forno a 180°C. Na batedeira, bater os ovos inteiros e o açúcar mascavo até dobrar de volume. Acrescentar aos poucos a farinha de arroz e a fécula de batata, adicionar a água e o óleo e continuar batendo. Quando a mistura estiver homogênea, desligar a batedeira e misturar com o auxílio de uma espátula a chia e o fermento. Colocar a massa em uma assadeira untada com óleo de coco e levar ao forno por cerca de 30 minutos.
Rendimento: 25 porções
Valor calórico por porção: 130kcal
Quer um docinho light ?
Que tal um brigadeiro de colher com morangos?
Ingredientes
. 1 colher (sopa) de margarina light
. 1 lata de leite condensado light
. 1 tablete de chocolate a 70% bem picado (100 g)
. 1 caixinha de creme de leite light
. 1 1/2 xícara (chá) de morangos picados
Modo de preparo
1. Numa panela média, coloque a margarina, o leite condensado e o chocolate.
2. Leve ao fogo baixo e mexa até engrossar.
3. Retire do fogo e espere esfriar.
4. Em seguida, junte o creme de leite, misture bem e adicione os morangos.
5. Distribua o doce em tigelinhas ou copinhos individuais, decore a gosto e sirva.
Humm...
Barrinhas de Frutas e Aveia
Ingredientes:
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 pitada de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) de margarina light sem sal
2 colheres (sopa) de glucose de milho
1 clara
1 xícara (chá) de frutas secas picadas
2 colheres (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de suco de laranja
2 colheres (sopa) de suco de limão
4 colheres (sopa) de aveia
Modo de preparo:
1 Pré- aqueça o forno. Em uma tigela, misture a farinha, o bicarbonato, a margarina, a glucose de milho e a clara. Reserve.
2 Bata no liquidificador as frutas secas, o mel, os sucos de laranja e de limão e despeje na tigela. Misture tudo, amassando bem. Se necessário, adicione mais suco de frutas ou mais um pouco de farinha.
3 Divida a massa em 10 porções e molde as barrinhas.
4 Passe- as na aveia e arrume-as numa assadeira untada. Leve para assar por cerca de 10 a 15 minutos, até que dourem.
Sugestão:
Substitua a glucose de milho por 2 colheres (sopa) de adoçante culinário.
Refogado Colorido com Ricota
Ingredientes:
1 colher (sopa) de óleo de girassol
1 cebola grande ralada
1 colher (sopa) de óleo de girassol
1 cebola grande ralada
1 dente de alho amassado
1 cenoura grande cortada em cubos
1 1/2 xícara (chá) de vagem picada
2 mandioquinhas médias picadas
1 xícara (chá) de abobrinha picada
Sal
Pimenta-do-reino
2 1/2 xícaras (chá) de ricota esfarelada
Modo de preparo:
1 Em uma panela aqueça o óleo, refogue a cebola e o alho. Junte a cenoura e deixe por alguns minutos; acrescente a vagem e a mandioquinha e, por último, a abobrinha.2 Adicione água até cobrir os legumes. Tempere com sal e pimenta e cozinhe até que o líquido evapore e os legumes estejam cozidos.
3 Espalhe a ricota por cima e sirva quente.
Humm...
Quinoa
Além de ajudar nos problemas de tireoide, muito mais comuns na ala feminina, a quinoa tem uma série de benefícios relevantes para esse sexo. Por exemplo, a quantidade de fibras presente no grão ajuda a regular o intestino. Além disso, por possuir uma boa quantidade de cálcio, ajudam na prevenção da osteoporose, que costuma atacar as mulheres após a menopausa, justamente pelo menor fluxo de hormônios femininos, como o estrógeno, pelo corpo. A quinoa também está ligada à prevenção do câncer de mama e doenças cardiovasculares. Por fim, é considerada um dos alimentos vegetais mais completos pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).
Risoto de Quinoa
Aproveite todos os benefícios da quinoa em uma deliciosa receita
leve e saborosa
Dois modos de fazer e só escolher a melhor maneira e criar seu próprio risoto!
Ingredientes
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola pequena ralada
2 dentes de alho picados
1 xícara (chá) de quinoa real
1 cenoura pequena ralada
1 abobrinha pequena ralada
2 cubos de caldo de legumes
4 xícaras (chá) de água quente
sal e salsa picada a gosto
50 g de queijo parmesão ralado
Modo de preparo
Em uma panela, leve ao fogo médio o óleo e refogue a cebola e o alho até esses ingredientes murcharem bastante. Adicione então a quinoa, a cenoura e a abobrinha e refogue esses itens por 5 minutos. Acrescente em seguida o caldo de legumes dissolvido na água quente, abaixe o fogo, tempere com sal, tampe bem a panela e cozinhe por cerca de 20 minutos ou até secar a água. Desligue o fogo e deixe descansar por 5 minutos com a panela tampada. Adicione a salsa e o parmesão, misture e sirva em seguida.
Ingredientes do risoto:
80g de cream cheese Philadelphia
150g de quinoa real
40g de cebola picada
10g de alho picado
50 ml de vinho branco
200g de creme de leite fresco
50g de queijo parmesão ralado
200g de brócolis picado e cozido na água com sal
10g de salsinha picada
40g de manteiga
Suco de ½ limão
Sal e pimenta a gosto
20g de azeite
150g de quinoa real
40g de cebola picada
10g de alho picado
50 ml de vinho branco
200g de creme de leite fresco
50g de queijo parmesão ralado
200g de brócolis picado e cozido na água com sal
10g de salsinha picada
40g de manteiga
Suco de ½ limão
Sal e pimenta a gosto
20g de azeite
Modo de preparo:
Cozinhe a quinoa com água. Deixe ferver por 10 minutos e reserve. Refogue a cebola e o alho no azeite. Junte a quinoa e refogue por 2 minutos. Deglace com vinho branco até reduzir o molho. Acrescente o cream cheese e o creme de leite e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Finalize com brócolis, salsinha, suco de limão, manteiga queijo parmesão e tempere com sal e pimenta. Disponha a quinoa frita por cima.
Ingredientes da quinoa frita:
20g de quinoa
100ml de azeite
100ml de azeite
Modo de preparo:
Cozinhe a quinoa por 10 minutos em água abundante. Escorra e espere esfriar por 10 minutos. Frite com azeite numa frigideira. Retire e coloque sobre papel absorvente.
Dicas: você pode fazer a receita substituindo ou acrescentando outros ingrediente. Como o iogurte natural, palmito, cogumelos e outros legumes de sua preferência. Invente e faça a seu gosto!
Espero que gostem das receitas. Beijãozão!
Bom Apetite!
» Xanda
Ovos Assados no Peito de Peru
Eu ainda não testei, mas achei a ideia incrível! Trouxe para dividir com vocês.
São ovos assados dentro de "cestinhas" de peito de peru ou algum outro embutido, com cebolinha, pimenta do reino e queijo ralado.
Você pode usar presunto, presunto de peru, peito de peru.
Unte levemente a forma, coloque o presunto, em seguida o ovo. Tempere como quiser. Leve ao fogo pré aquecido por 12 minutos ou até que esteja ao seu ponto!
Pode fazer no micro ondas, com um recipiente para micro. Fure a gema antes.
No micro ondas o tempo pode variar, gema mole: 45 segundos, gema dura: 1 minuto.
Vou Fazer!!! Espero que gostem, beijãozão!
»Xanda
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ingredientes:
2 abacates médios e maduros; - 500 ml de suco de laranja lima; - Farofa de castanhas (triturar amêndoas, avelãs, macadâmia, nozes e castanha do Brasil); - Frutas secas (tâmaras, damasco, figo e ameixa).
Modo de preparo:
Bater os abacates no liquidificador com o suco de laranja até obter uma consistência de creme. Salpicar com a farofa de castanhas e frutas secas e servir gelado.
Qual é a receita?
Não existe um modelo único. Os ingredientes do suco verde podem variar de acordo com seu gosto (ou com as possibilidades que você tem na geladeira e na fruteira). Mas tenha cuidado para que estejam fresquinhos, especialmente as folhas (quanto mais verdinhas e firmes, melhor) e, se possível, tenham sido cultivados sem agrotóxicos. "Livres de fertilizantes e defensivos agrícolas, os alimentos orgânicos combinam mais com o propósito de desintoxicar e desinflamar o organismo". Caso não encontre tempo de ir ao supermercado com frequência para renovar o estoque, triture as folhas no liquidificador ou processador e congele-as em forminhas de gelo, e vá usando aos poucos. Outra regra básica, é variar a receita para não cansar o paladar. Mas não exagere na quantidade de ingredientes. "Em vez de misturar muitos itens de uma só vez, é melhor variá-los a cada dia. Isso evita que o suco fique calórico, pesado e com gosto forte". Veja os grupos de alimento que devem fazer parte do suco e quantos itens usar de cada um deles.
• Folhas (até dois tipos): as verde-escuras (couve, espinafre, rúcula, agrião, salsinha) são as mais indicadas. Ricas em antioxidantes, afastam os radicais livres. Também têm ácido fólico (importante para o sistema nervoso) e, em alguns casos, cálcio (bom para os ossos), magnésio (indispensável para as reações orgânicas) e ferro (diminui o risco de anemia). Se quiser o suco refrescante, coloque ainda hortelã ou capim-cidreira.
• Frutas (até dois tipos): por ser adocicada, a maçã é muito bem-vinda - pode ser usada para substituir o açúcar ou adoçante no suco. E ainda tem pectina - fibra que, entre vários benefícios, varre as toxinas. Ameixa e damasco secos também são boas opções para deixar o suco docinho, assim como as frutas amarelas (pêssego, melão). Já as vermelhas (amora, morango, cereja, ameixa), ricas em antioxidantes, são grandes aliadas da pele lisinha. Fonte de vitamina C, a laranja e a lima-da-pérsia fortalecem o organismo. Abacaxi, melão e pera oferecem vitaminas A, C e as do complexo B (importantes para o sistema imune e o metabolismo) e são frutas diuréticas. Por ter bromelina - mistura de enzimas que desdobram as proteínas -, o abacaxi tem outra vantagem: facilita a digestão. A água de coco repõe minerais e o limão favorece a absorção de ferro presente nos outros ingredientes.
• Legumes (até dois tipos): o pepino tem 95% de água, ou seja, é diurético e dá volume à bebida. A casca é fonte de fibras, potássio e outras substâncias aliadas da pele, do cabelo e das unhas. Outras opções: aipo (diurético) e abóbora (antioxidante).
• Raízes (apenas um tipo): a beterraba e a cenoura têm fibras, betacaroteno e vitaminas C e E - excelentes antioxidantes. O inhame se destaca pelo poder anti-inflamatório, o que ameniza a celulite e reduz o acúmulo de gordurinhas. A batata-doce fornece potássio e fibras - importantes para equilibrar o nível de açúcar no sangue. Para deixar o suco ardidinho, use gengibre, que também é digestivo e acelera o metabolismo.
• Brotos (apenas um tipo): geralmente, as opções encontradas no supermercado são de broto de alfafa ou de feijão (moyashi). As enzimas da semente despertadas durante a germinação eliminam os resíduos e as toxinas acumuladas no organismo, além de facilitar a digestão. As vitaminas e os minerais também ficam mais biodisponíveis (fáceis de serem absorvidos).
• Sementes (apenas um tipo): a de linhaça e a de chia são ricas em ômega 3 - ácido graxo com o poder de desinflamar o organismo. Boas em fibras, elas também ajudam a aumentar a sensação de saciedade. A quinua em flocos, o óleo de coco e as farinhas de coco, banana verde e maracujá são outras opções, com proteína ou gordura do bem, para amenizar a fome.
Gosto bom
Juntar verduras, legumes e especialmente raízes no suco pode não agradar ao seu paladar. Mas existem alguns truques para deixar a bebida sempre gostosinha.
• Se optar por espinafre, agrião ou rúcula, misture um punhado de hortelã para mascarar o sabor intenso dessas folhas. O suco também fica mais refrescante.
• Sempre que possível, use água de coco no lugar de água comum. Esse ingrediente deixa a bebida mais saborosa. E, se quiser intensificar a ação diurética, use um chá com esse potencial, como o verde, branco ou de hibisco.
• Para "adoçar" a bebida, acrescente uma quantidade maior de fruta ou legume naturalmente adocicados, como maçã e cenoura. Não use açúcar nem adoçante - eles não combinam com os principais objetivos do suco verde: desintoxicar e desinflamar o organismo.
• Varie as frutas ao máximo. As que mais combinam com folhas verde-escuras são: maçã, laranja, pera, uva, abacaxi, melão e melancia.
Fonte: http://boaforma.abril.com.br/dieta/tipos-de-dieta-dietas-detox/dieta-do-suco-verde-741346.shtml
• Se optar por espinafre, agrião ou rúcula, misture um punhado de hortelã para mascarar o sabor intenso dessas folhas. O suco também fica mais refrescante.
• Sempre que possível, use água de coco no lugar de água comum. Esse ingrediente deixa a bebida mais saborosa. E, se quiser intensificar a ação diurética, use um chá com esse potencial, como o verde, branco ou de hibisco.
• Para "adoçar" a bebida, acrescente uma quantidade maior de fruta ou legume naturalmente adocicados, como maçã e cenoura. Não use açúcar nem adoçante - eles não combinam com os principais objetivos do suco verde: desintoxicar e desinflamar o organismo.
• Varie as frutas ao máximo. As que mais combinam com folhas verde-escuras são: maçã, laranja, pera, uva, abacaxi, melão e melancia.
Fonte: http://boaforma.abril.com.br/dieta/tipos-de-dieta-dietas-detox/dieta-do-suco-verde-741346.shtml
Como eu fiz:
1 folha de couve, metade de uma maçã, laranja, limão e cenoura.
4 cubos de gelo e 100 ml de água.
Bati tudo no liquidificador.
Da próxima vez vou espremer o limão e a laranja e coar tudo depois de pronto, pois fica com muitas fibras. Quem quiser e precisar de fibras pode tomar assim, eu tomei, mas amanhã vou coar!!!
Minha opinião sincera, foi a primeira vez que fiz e tomei, bommm, bomm, não é, não!!! Mas é questão de hábito, seu paladar vai acostumando. Amanhã farei com água de coco.
Saúde em primeiro lugar!!!
Beijãozão!!!
»Xanda ;)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Melancia!!!!
Verão e melancia são uma combinação perfeita, já que a
fruta
é composta por 90% de água, o que a torna um hidrante
natural e delicioso. Ideal para ser consumida nos dias mais
quentes, ela ainda tem a vantagem de ser pouco calórica. A
fruta traz muitos benefícios à saúde: ajuda no
emagrecimento pois dá saciedade. É considerada diurética
e vermífugo leve, tem licopeno, um poderoso agente
antioxidante ajuda muito na recuperação muscular pós
exercícios.
Experimentem bater água de coco, melancia e limão
como suco, ou melancia com hortelã. Tenho a certeza
que irão se apaixonar!!!
»Xanda ♥
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Os Benefícios da Aveia
A aveia é um cereal rico em proteínas, vitaminas
antioxidantes e fibras solúveis. O principal tipo de fibra
solúvel encontrada na aveia é a beta-glucana que promove
inúmeros benefícios a saúde. Dentre os tipos de aveia, a que
contém maior quantidade de beta-glucana é o farelo de aveia
,
seguido do flocos e da farinha. Os estudos demonstram que
o consumo diário de 40g de farelo ou 60g de farinha de
aveia
pode estimular a saciedade por mais tempo, controlar a
glicemia (açúcar do sangue), reduzir os níveis de colesterol e
regular o transito intestinal promovendo o crescimento de
bactérias benéficas no intestino, melhorando a obstipação
(intestino preso). Pode ser utilizada em sucos, frutas, saladas
ou ainda para fazer "leite", cookies, bolos, pães e
panquecas.
Nossa dica de hoje é a PANQUECA de AVEIA que
é rápida, nutritiva saborosa:
Ingredientes: 1 ovo, 2 colheres
de sopa de farelo de aveia, 3 colheres de sopa de água, 1
colher de café de fermento em pó
Modo de Preparo: No
liquidificador bater os ovos e misturar os outros
ingredientes.
Em um frigideira colocar um fio de óleo ou azeite e tirar o
excesso com um guardanapo. Colocar a massa e deixar em
fogo baixo por 2 minutos. Acrescentar recheios doces ou
salgados de sua preferência e deixar no fogo até que esteja
cozida. Lembre-se sempre procure um nutricionista
funcional para adequar seu plano alimentar potencializando
os benefícios dos alimentos de acordo com sua
individualidade bioquímica!!
By: VPNutriçãoFuncional
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Assinar:
Postagens
(Atom)
Pesquisar este Blog
Translate
Blog da Xanda

Quem sou eu
Curta a Fan Page!
Tecnologia do Blogger.
@blogdaxanda Instagram
Novidades do Blog
Postagens Populares
-
Como fazer chantilly sem batedeira Há quem creia que a confecção do chantilly como sobremesa é complicada e há quem ache a receita fác...
-
Hot dog de pão de forma, super rapidinho de fazer, prático e incrivelmente saboroso. Se você como eu é fã de hot dog, vai amar essa re...
Seguidores
Minha Lista de Blogs
Total de Visualizações de Página
296648
Não vivo sem aveia. Adorooooooo. Anotei esta receita. Bjos Celinha
ResponderExcluirAmiga é bom demais e faz um bem enorme, né?! Aqui em casa sempre tem, as crianças adoram!! Obrigada pela visita, bjosss :)
ResponderExcluir