sexta-feira, 19 de junho de 2015
A canjica recebe vários nomes diferentes de acordo com cada região do país. No nordeste é mais conhecida como munguzá, em algumas regiões de Minas Gerais pode ser chamada de pururuca e no Rio de Janeiro canjiquinha. A iguaria é produzida a partir de grãos de milho branco que são muito nutritivos. Este tipo de milho surge a partir da secagem do grão de milho verde.
O doce pode ser preparado com leite de coco, leite condensado, leite integral comum e, também acompanha amendoim torrado e coco ralado seco. No nordeste muitos preparam o doce com açúcar mascavo, que proporciona um gosto bem característico e coloração diferenciada ao doce.
De maneira geral a canjica é mais apreciada em dias de Festas Juninas, e se tornou uma das comidas típicas mais apreciadas. Mas com todos estes acompanhamentos, a canjica pode acabar bastante calórica, então convém não abusar muito.
Nutrientes da Canjica
A canjica possui muitos nutrientes que fazem bem para a saúde, são eles: ferro, magnésio, zinco, vitaminas B1, B2, B3, B5 e B6, fósforo, proteína, ácido fólico e fibras. A canjica possui alto teor calórico, considerando que 100 g do doce equivalem a 147 calorias.
Canjica com Leite Condensado
Ingredientes:
500g de canjica
2 litros de água
2 canelas em pau
5 cravos (opcional, eu não usei)
1 lata de leite condensado (usei o leite condensado caseiro. receita aqui)
1 vidro pequeno de leite de coco
2 xícaras (chá) de açúcar refinado
1 litro de leite
100g de amendoim sem casca torrado (opcional)
100g de coco ralado ou coco fresco
4 colheres de leite em pó ( dá um sabor e cremosidade especial na canjica)
Canela em pó ou amendoim torrado e triturado para decorar
Modo de Fazer:
Deixe a canjica de molho na água de um dia para o outro ou por no mínimo 8 horas. Ideal que guarde na geladeira num recipiente com tampa. Asse o amendoim até ficar torradinho e triture-o em um processador ou liquidificador.
Você também pode comprar o amendoim já torrado em supermercados.
Coco ralado seco ou abra o coco, retire a polpa e descasque-o. Rale em ralo grosso ou triture grosseiramente em um processador.
Lave a canjica em água corrente, usando as mãos para ajudar a eliminar a água branca que vai sair. (Use um escorredor de arroz ou de macarrão, ou uma peneira).
Canjica lavada, é hora de cozinhar!
Coloque na panela de pressão e acrescente a água. Feche a panela e cozinhe durante 45 minutos em fogo brando após o início da pressão.
Deixe sair a pressão, abra a panela, escorra a canjica (se for necessário) e reserve. O cozimento depende do seu gosto. É você quem sabe se prefere ela mais cozida ou mais durinha.
Numa panela maior acrescente a canjica cozida, o leite condensado, o leite de coco, o leite, o leite em pó, o açúcar, a canela, o cravo e o coco.
Se preferir, junte todos esses ingredientes na mesma panela de pressão e misture bem.
Deixe cozinhar em fogo baixo até ficar cremosa, mexendo sempre para não grudar o fundo. Se não ficar na textura desejada, vá acrescentando mais leite e corrija o açúcar.
Para finalizar, acrescente o amendoim torrado e triturado. Sirva com uma pitada de canela ou amendoim triturado.
Humm... todos aqui em casa amam!!!
Façam também!!! Beijoss,
Xanda ;)
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
Publicidade
Pesquisar este Blog
Translate
Blog da Xanda
Quem sou eu
Curta a Fan Page!
Tecnologia do Blogger.
@blogdaxanda Instagram
Novidades do Blog
Postagens Populares
-
Como fazer chantilly sem batedeira Há quem creia que a confecção do chantilly como sobremesa é complicada e há quem ache a receita fác...
-
Hot dog de pão de forma, super rapidinho de fazer, prático e incrivelmente saboroso. Se você como eu é fã de hot dog, vai amar essa re...
0 comentários:
Postar um comentário